Bem vindos ao nosso blog!!!

O Instituto Joãosinho Trinta foi criado visando desenvolver projetos de cunho sócio-cultural, gerando, também, emprego e renda.

O setor cultural sempre interessou ao empresário Ricardo Marques, Presidente da instituição, que, após positiva atuação à frente da pasta da Secretaria de Cultura do DF, em 2006, idealizou o Instituto, em parceria com Joãosinho Trinta.

Dentre tantos projetos, uma das principais pérolas é o de promover, juntamente, com Oscar Niemeyer e a Beija-Flor de Nilópolis, escola que consagrou Joãosinho Trinta, o enredo sobre a fundação de Brasília em seu Cinqüentenário. Um projeto único e uma homenagem merecida a esta que é a cidade de luz, sonhada por Juscelino Kubitschek e vislumbrada por Dom Bosco. Cidade que se fez moldada por mãos de grandes homens como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Bernardo Sayão, Darci Ribeiro, Anísio Teixeira e tantos outros que fizeram nascer Brasília - capital da esperança.

Cidade que contou com homens e mulheres corajosos que deixaram tudo para trás para virem habitar numa terra desconhecida, de solo argiloso, mas de um céu único. Essas pessoas não podem ser esquecidas, ainda que seus nomes não sejam lembrados por muitos! Brasília foi construída por mãos de um povo que acreditava, que ignoravam o barro vermelho para verem construído um monumento, que hoje é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade.

Este projeto é para homenagear todos esses homens e para dar esperança de que quando se acredita, tudo se torna possível.

Com um espírito incansável, Ricardo Marques tem se proposto a grandes projetos valorizando a arte, a cultura, promovendo educação e informação. E nada melhor que contar com a colaboração de um dos maiores artistas que o Brasil pôde produzir, Joãosinho Trinta, que abraçou esta cidade e pretende, aqui, formatar "a terceira e melhor fase de sua vida".

Simone Santos.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Carnaval em Cavalcante - GO


O GLOBO
16/02/2009 - 21h17 - Atualizado em 17/02/2009 - 12h42
Joãosinho Trinta ajuda cidade de Goiás com 10 mil habitantes a fazer carnaval
Carnavalesco havia ido a Cavalcante a passeio e ajudou a montar a festa.Ele convidou descendentes de escravos para apresentar dança típica.
No interior de Goiás, um dos carnavalescos mais geniais do século 20 –Joãosinho Trinta- deixou sua marca em uma cidade de 10 mil habitantes.
Veja o site do Jornal Nacional
O carnavalesco havia ido a Cavalcante a passeio. Ele foi recebido como rei pelos moradores e se ofereceu para organizar o carnaval da cidade –que, até então, tinha como tradições a música caipira e a folia de reis. Tudo de graça. Ainda se recuperando dos derrames que sofreu, Joãosinho desenhou as fantasias e orientou as costureiras. Ele também ajudou a improvisar barracões nos galpões das fazendas. Na principal rua da cidade, organizou a bateria e cinco blocos carnavalescos. Joãosinho também convidou descendentes de escravos para apresentar a sussa, dança típica quilombola. Marta Kalunga, mestra em equilíbrio, acostumada às coreografias, viveu uma sensação inteiramente nova. “Eu nunca dancei um carnaval na vida!”, disse. Nicanor se empolgou tanto que deixou a porta-bandeira sem bandeira. “Carnaval ‘tá’ muito bom!”, comemorou. O ensaio do carnaval de Cavalcante foi uma noite de mesuras mútuas, de misturas improváveis e de pelo menos uma suspeita: talvez o que Joãosinho tenha levado para a cidade já estivesse lá há muito tempo. “Tem sempre, no fundo, uma raiz de carnaval. Porque carnaval é uma festa brasileira”, conta o carnavalesco.

3 comentários:

  1. Parabéns Joãozinho e cia. a presença de vcs aqui na Chapada nos deixa muito felizes e esperançosos pois sozinhos somos pequenos...
    Regina - Alto Paraiso de Goiás
    Chapada dos Veadeiros

    ResponderExcluir
  2. Simome como faço para entrar em contato com Joãozinho Trinta? sou figurinista queria ter o prazer e a honra de conhece-lo. att: Ardenis

    ResponderExcluir
  3. Sou figurinista, vamos pesquisar um patrocinio de um enredo e trazer Joãozinho 30 ao carnaval,será um momento ímpar quem sabe não podemos fechar uma parceria ele desenvolve e eu executo tenho um enredo sobre a alemanha q póder dar muito $$$. certo de sua atenção queria poder apresentar o projeto quem sabe poderiamos trazer um carnaval do joazinho para 2012?

    ResponderExcluir